Shuhei Yoshida, provável desenvolvedor do Playstation Move (antigo Arc) fala numa entrevista mais detalhadamente sobre esse novo acessório, explicando o desing, suas vantagens, algumas falhas (pode causar problemas exposto diretamente na luz do sol) e, enfim, bastante coisa. Segue abaixo as perguntas:
O que influenciou o design do comando de movimento PlayStation Move?
Tecnicamente falando, a parte essencial do comando é a esfera. Havia a necessidade específica deste tamanho, numa forma esférica perfeita. O designer de hardware da Sony Computer Entertainment Inc, Yano-san, trabalhou num desenho para integrar a esfera e torná-la acessível e intuitiva para os utilizadores.
A segunda característica exclusiva é o botão Move na frente do comando. Uma vez que o movimento dos braços é uma parte importante da utilização do comando, pensámos que seria melhor ter um botão grande, que fosse fácil para todos os utilizadores de compreender e utilizar.
A terceira característica permite tornar o comando fácil de agarrar e difícil de perder da mão movimentando o corpo.
Até que ponto é que a introdução do comando de movimento PS Move tem impacto no desenho de jogos?
Força uma reestruturação fundamental da forma como devemos fazer um jogo. O programador tem de abrir mão dos conhecimentos convencionais e pensar que irá proporcionar uma experiência o mais envolvente possível e permitir que os jogadores sintam uma ligação direta ao jogo. Se não se conseguir atingir isso, provavelmente os jogadores irão preferir o Dualshock 3.
Que tipos de jogos são mais adequados para o comando de movimento PS Move?
Temos testado vários tipos de títulos de muitas empresas, mas até agora, ainda não encontrámos um gênero que não funcione bem com o comando. Talvez os jogos de simulação, tal como os títulos de corridas ou de guitarras, fiquem melhores com um volante ou um comando de guitarra. Além destes gêneros o comando funciona bem com qualquer tipo de jogo. A alta fidelidade do reconhecimento dos movimentos e a resposta em tempo real é a chave para o sucesso de qualquer dispositivo de entrada para jogos baseados em movimentos e, nestas áreas, o comando supera todos os dispositivos disponíveis no mercado até ao final de 2010.
O que há de único no comando de movimento PS Move?
Existem muitos aspectos únicos no comando, por exemplo: a precisão do reconhecimento dos movimentos de uma pessoa, a localização em 3D e a orientação do comando, o tempo de resposta é parecido com o do Dualshock 3, a entrada de câmara e áudio que permite a utilização de jogos de Realidade Aumentada, bem como a colocação da imagem e da voz do jogador no próprio jogo, a cor da esfera que muda em resposta ao jogo e o botão Move na frente que facilita a interação.
Estas funcionalidades ajudam a criar experiências totalmente novas e envolventes para todos os donos do Playstation 3, ao mesmo tempo que também alarga o público tornando os jogos mais acessíveis e divertidos para todas as idades.
Como é que o comando de movimento PS Move irá mudar a forma como as pessoas interagem com a sua PS3?
Com o novo comando, o PlayStation 3 irá se tornar acessível a qualquer um, desde crianças pequenas até os mais velhos. Todos os jogadores irão tornar-se mais ativos na frente de suas TVs, independente do tipo de jogo, ou seja, a experiência será muito mais envolvente.
A que nível o comando de movimento PS Move será integrado na jogabilidade?
Além dos jogos criados especificamente para o comando, muitos dos nossos novos títulos também o suportarão. Acreditamos que podemos expandir o nosso público de séries existentes através da utilização do comando, tornando os jogos mais acessíveis e fornecendo uma experiência ainda mais envolvente.
Ao menos para mim isso esclareceu muito, e mesmo não tendo muito espaço aqui para jogar com ele, vou começar a economizar dinheiro para comprá-lo. Ah, a Playstation também faz um comercial, vejam abaixo:
P.S.1.: Eu retirei algumas perguntas que não achei necessárias, mas se quiser ver toda ela, apenas clique
aqui.
P.S.2.: Desculpem pela falta de vídeos, essa semana teve muita coisa pra fazer na aula (e fora dela também) além de que eu tô viciado mesmo em ACII =D